​​​






 

Logo_Transbrincantes1.jpg

 

É no Brincar espontâneo que a criança conhece a si própria, ao mundo, e constrói sua identidade. É no Brincar livre que a criança aprende a existir plenamente e ser Feliz.

 

Costa, 2012

 

 

QUEM SOMOS

 

O Transbrincantes é composto de uma equipe de Transpsicomotricistas Educacionais e Clínicos, que acreditam na Vida e na Liberdade.


Um grupo transdisciplinar, empenhado em contribuir para a harmonia da Espiral Evolutiva.
No Departamento Educacional busca acompanhar cada sujeito desde a fase gestacional a do idoso, acreditando que desde bebês NÃO precisamos ser "estimulados" ou "conduzidos", mas sim ACOMPANHADOS e RESPEITADOS EM NOSSAS ações e descobertas, favorecendo o desenvolvimento pleno de nossos potenciais e talentos até o fim de nossos dias.


No Departamento Clínico, através da estratégia TransDisciplinar do Terapeuta Único, acompanha do Casal Grávido ao Idoso, em suas necessidades de atenção em seus sofrimentos e de suas famílias.

 

  • Encontros Transbrincantes:

Vivências sensoriais - bebê 4/6m
Vivências de exploração - bebê 7/12m
Vivências expressivas I - 12/18m
Vivências expressivas II - 18/24m
Vivências expressivas III - 24/36m

 

  • Casais Grávidos
  • Workshops para Pais e Profissionais
  • Atendimentos Clínicos individuais e em pequenos grupos

 

 

 

 

TU - TERAPEUTA ÚNICO

 

Quantos terapeutas para cada criança?!

 

O Terapeuta Único (TU) nasce desse questionamento onde a criança se torna o centro da nossa abordagem. Assim, antes de qualquer intervenção, a singularidade humana que se apresenta no encontro é o eixo de qualquer movimento terapêutico. Com isso, o mais importante para o TU será a construção de um vínculo profundo para que a criança possa se sentir suficientemente segura para se abrir e vivenciar corporalmente suas reais necessidades potencializando seu desenvolvimento.

 

Atualmente temos diversas maneiras de olhar para a criança na clínica, mas apenas na Clínica Transdisciplinar realizará a religação da história única da criança e de sua família, fazendo com que os profissionais envolvidos possam compreender profundamente quais intervenções serão necessárias. E o encontro para o trabalho será realizado apenas por um terapeuta garantindo a sintonia afetiva tão necessária para que os deslocamentos potentes.

 

“Talvez esse seja o ponto chave de diferenciação dos olhares disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar para o sujeito que sofre, especialmente a criança.[...] Apenas a abordagem TransD ousa problematizar essa ‘verdade absoluta’ e irrefutável de um especialista para cada dificuldade apresentada. Em um panorama histórico da nomeação e compreensão das patologias e do avanço em seus tratamentos, percebemos uma pulverização disciplinar, onde o sujeito foi totalmente excluído, gerando até hoje muitas ações iatrogênicas, muitas vezes definidoras de destinos” (Eduardo Costa)

TRANSDISCIPLINAR


Multi ou Pluridisciplinaridade – Diz respeito ao estudo de um objeto de uma única disciplina por diversas disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade permanece inscrita no quadro da pesquisa disciplinar;

 

Interdisciplinaridade – Diz respeito à transferência dos métodos de uma disciplina à outra. Sua finalidade também permanece inscrita na pesquisa disciplinar;

 

Transdisciplinaridade – como o prefixo ‘trans’ indica, diz respeito ao que está entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de toda a disciplina. Sua finalidade é a comprensão do mundo atual, e um dos imperativos para isso é a unidade do conhecimento. (CIRET-UNESCO, 1997)

Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

 

Tanto na Educação quanto na clínica o respeito à singularidade e multiplicidade humanas é nosso princípio mais caro, norteando nossas ações e escolhas estratégicas em prol da Reforma do Pensamento para o surgimento de uma compreensão transdisciplinar dos fenômenos complexos a que estamos submetidos no mundo natural e social. A TransPsicomotricidade não tem todas as respostas, contudo, se implica em uma lógica diferenciada buscando ampliar a compreensão do humano e suas vicissitudes e, consecutivamente, elaborando intervenções, onde os princípios de uma sociedade mais justa e solidária possam ser sempre priorizados e cada gesto técnico esteja subordinado aos sujeitos envolvidos e suas necessidades mais profundas.


AGENDE UM ENCONTRO PARA COMPREENDER MAIS NOSSA PROPOSTA!
transbrincantes@gmail.com

(21) 99959-8377